Redação G8 News
jornalismo@g8news.com.br

 

Mais cedo ou mais tarde, as linhas de expressão vão aparecer. Elas são inevitáveis em qualquer rosto, mas com alguns cuidados, é possível retardar o aparecimento delas. Suas principais causas são o envelhecimento natural da pele, a exposição desprotegida ao sol e hábitos do dia a dia, sejam eles relacionados à alimentação ou às expressões faciais.

As regiões mais afetadas são: testa e ao redor dos olhos e da boca. Para lidar com esses risquinhos indesejados, o primeiro passo é a disciplina. Isso porque será necessário cuidados diários, mas não se preocupe, pois são passos simples. Confira!

1. Usar protetor solar diariamente

Além de serem os principais causadores do câncer de pele, os raios ultravioletas são oxidantes celulares responsáveis pela perda de colágeno e pela alteração elástica da pele, o que leva ao seu envelhecimento precoce. Portanto, use filtro solar todos os dias do ano, mesmo no inverno, mesmo que esteja nublado e chovendo, os raios UVA e UVB atravessam as nuvens e atingem as partes expostas do corpo sem a menor cerimônia.

2. Aplicar cremes de tratamento específicos para o rosto duas vezes ao dia

Hábitos diários para reduzir linhas de expressão - rotina de cremes

(David De Lossy/Thinkstock)

Até os 30 anos, o organismo repõe a perda natural de colágeno da pele com tranquilidade. Por isso, bons cremes hidratantes com vitaminas, retinol e DMAE são suficientes para prevenir as linhas de expressão. Mas depois desta idade, o corpo passa a não dar conta da reposição, e há uma perda de 1% do colágeno da pele por ano.

Nesse caso, use os cremes de tratamento específicos para o rosto, com o reforço de ácidos (hialurônico e glicólico, por exemplo), alfa-hidroxiácidos e polipeptídeos, entre outros princípios ativos. Além do hidratante, os cremes de tratamento devem ser aplicados duas vezes ao dia: pela manhã e antes de dormir, durante as rotinas de limpeza.

3. Reduzir o consumo de açúcar refinado

O açúcar refinado causa a degradação da produção de colágeno da pele, o que causa envelhecimento precoce e linhas de expressão. Se possível, corte-o de sua alimentação, já que não traz benefícios a sua saúde.

4. Maneirar nas caras e bocas

Movimentos como franzir a testa, forçar os lábios para baixo para demonstrar insatisfação ou tristeza são alguns dos movimentos repetitivos da face que mais causam linhas de expressão. Evite-os.

5. Proteger os olhos com óculos (de sol e de grau)

Hábitos diários para reduzir linhas de expressão - usar óculos

(UberImages/Thinkstock)

Um movimento repetitivo da face muito comum é forçar os olhar, franzindo a região dos olhos, para ajudar a enxergar melhor. Movimento esse que ajuda a causar ou reforçar as linhas de expressão ao redor dos olhos. Portanto, use óculos, e se for o caso, procure um oftalmologista.