Uma das principais queixas das mulheres que se submetem à mamografia é a dor ocasionada pela compressão das mamas. Mas um novo equipamento da Hologic, empresa pioneira na criação de tecnologias para mamografia digital, promete amenizar o incômodo. Ele será lançado no segundo semestre no Brasil.

O grande diferencial do dispositivo é o compressor curvo, o “SmartCurve”. É que ele se adapta ao formato da mama, garantindo maior conforto e resultados mais precisos, sem distorção ou perda na qualidade de imagem.

Segundo pesquisa feita pela empresa, 40% das pacientes que realizaram os testes com o aparelho alegaram sentir dor ao fazer a mamografia tradicional. Porém, ao serem examinadas com o compressor curvo, 93% não experimentaram a sensação dolorosa ou desconforto.

Além disso, o equipamento aprimora a imagem da mamografia em 3D – já utilizada em diversas clínicas no Brasil. O chamado “3Dimensions” permite a criação de imagens em 3D de alta resolução, o que auxilia o médico com uma leitura mais clara das possíveis lesões ou cânceres.

Segundo André Danielski, especialista em marketing da Hologic, o produto já está no mercado americano e europeu e começará a ser instalado nas clínicas brasileiras a partir de julho, com foco em grandes redes privadas de São Paulo e na rede pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Revista Saúde