O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência das cidades baianas de Mucuri, no extremo sul do estado, e Andaraí, na região da Chapada Diamantina. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (03) pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

No caso de Mucuri, a situação de emergência decorre em função da erosão provocada pelo mar na costa do município. Por lá, alguns trechos da orla reduziram cerca de 400 metros no período de dez anos. A cidade registra prejuízo recente de R$ 6,1 milhões, segundo a Defesa Civil.

Esse valor decorre de prejuízos causados pela invasão do mar. Quatro ruas paralelas e outras quatro transversais à praia sumiram.

Em Andaraí, a situação de emergência decorre da seca enfrentada pelo município. A cidade tem sofrido, nos últimos anos, diversos problemas por conta da estiagem, enfrentando, inclusive, a falta de água potável para a população.

Com a situação de emergência reconhecida, os dois municípios podem captar recursos com maior celeridade para enfrentar seus respectivos problemas.

Foto: Athylla Borboema/Teixeira News