Embora o governador Rui Costa (PT) já tenha optado pelo deputado Angelo Coronel (PSD) na disputa pelo Senado, um grupo de lideranças ligadas ao Partido dos Trabalhadores lançou um manifesto em apoio à presença da senadora Lídice da Mata (PSB) na chapa majoritária.

O documento digital já conta com 145 assinaturas de diversas lideranças, entre dirigentes do partido, dirigentes de entidades sindicais, como CUT e Sindipetro, além de militantes da sigla de diversas cidades baianas.

Entre os apoiadores estão Elisângela Araújo, pré-candidata a deputada federal e ligada à Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), e Leonardo Urpia, ligado ao Sindipetro.

Também assinam o manifesto Vera Carneiro, do Comitê Nacional do Diálogo e Ação Petista e Diretório Estadual PT baiano, e Conceição Borges, vice-presidente da CUT no estado.

Entre os presidentes municipais do PT que apoiam Lídice estão Valmir Macedo (Itaberaba), Evaldo Santana (Muritiba) e Cristovam Miranda (São Felipe). O documento está disponível no site www.petista.org.br.

“Para nós, é preciso enterrar definitivamente o tempo dos ‘Coronéis’ da Bahia”, diz o manifesto. “Na luta contra o golpe, votou contra a entrega do Pré-sal e da Petrobras, contra a Emenda 95 que limita investimentos, contra a Reforma do Ensino Médio, a terceirização e a Reforma Trabalhista”, diz o documento, ao justificar o apoio a Lídice.