O soldado Rafael Tourinho de Aragão, que participava de um curso para ingressar no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da PM-BA,  deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital do Subúrbio, em Salvador, após desmaiar durante um treinamento aquático, na tarde de sexta-feira (27).

De acordo com a PM, o soldado realizava uma atividade prática do módulo de Operações Aquáticas do VII Curso de Operações Policiais Especiais (Copes), em Simões Filho, quando passou mal.

A vítima foi transferida para a capital baiana em um helicóptero. O estado de saúde do militar é estável, porém delicado. Ele está em observação e realizando exames. Dois médicos do Departamento de Saúde da corporação fazem o acompanhamento dele na unidade hospitalar, informou o G1 Bahia.

O módulo de Operações Aquáticas é composto por diversas atividades e provas para que o aluno consiga demonstrar domínio na flutuação, apneia estática e dinâmica, natação utilitária, salvamento aquático, entre outros, que são acompanhadas de forma permanente por equipe médica.

Quando o soldado desmaiou, segundo a PM, ele foi imediatamente atendido pelos médicos e, em seguida, levado para o Hospital do Subúrbio. A atividade que o PM realizava quando desmaiou não foi divulgada.

O Copes começou no dia 16 de julho e seguirá até dezembro. Com a saída do soldado, segundo a PM, 20 policiais militares seguem no curso.

O Bope é osso duro de roer!